quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Avaliação Física

A avaliação física é requisito essencial para a elaboração de um programa de exercícios devidamente elaborado de forma individualizada.
Da avaliação física consta uma anamnese detalhada do estado de saúde e do histórico de atividade física visando elaborar um panorama seguro para a prescrição dos exercícios.
Além da anamnese, medidas da composição corporal (quantidade de gordura e massa isenta de gordura), consumo de oxigênio em esforço (resistência cardiorrespiratória), flexibilidade e força também podem fazer parte da avaliação física.
Para os praticantes de musculação, um teste de carga também é bem vindo para a elaboração do treinamento. Assim como, cada modalidade praticada necessita de uma avaliação específica, voltada para as características principais trabalhadas nesta modalidade. Podendo contar com medidas de componentes fisiológicos ou mesmo técnicos dos movimentos executados nas sessões de treinamento.
É bom lembrar que além da primeira avaliação, avaliações constantes no decorrer do treinamento devem ser realizadas para manter todo o controle possível das varíaveis que comprometem os objetivos de quem treina. Essas avaliações devem ocorrem com um mínimo de três meses de espaço entre uma e outra, evitando distanciar mais do que este período.
Outro ponto importante é a questão da cobrança da avaliação física muito comum para diversos profissionais. A avaliação deve fazer parte do programa de exercícios e nunca desconectada dele. Facilitando ao máximo a possibilidade de realização por quem treina, além de ser alocada nos mesmos horários das sessões de treinamento para evitar dificuldades na agenda do avaliado.
Para você que deseja iniciar um programa de exercícios de forma segura e eficiente, não deixe de exigir a sua avaliação física pois ela será um eixo norteador não só para a análise de seu desempenho, mas também do desempenho de seu programa. Por isso, exija.
Bom treino a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário