terça-feira, 24 de janeiro de 2012

EXERCÍCIO DO MÊS - AGACHAMENTO

O BOM E VELHO AGACHAMENTO

Este exercício tão famoso vem ganhando cada vez mais popularidade, principalmente entre o meio feminino depois que surgiram as mulheres com coxas e glúteos mais desenvolvidos. (Ufa!! Consegui definir de forma politicamente correta o que costumo definir com uma palavra).
Este exercício que apresenta inúmeras variações trabalha muito grupos musculares, quadríceps, adutores, posteriores da coxa, musculatura das costas e abdômen. É por muitas pessoas considerado o exercício que mais grupos musculares trabalha na musculação.
Todavia, o caminho até aqui do nosso agachamento não foi fácil. Na década de sessenta o seu ângulo foi limitado a 120 graus (popularmente conhecido como 90 graus), com a alegação de que se menor o ângulo de flexão do joelho, maior a pressão patelar o que elevaria o risco de uma lesão nos joelhos.
Para a felicidade de todos; o agachamento hoje é considerado um exercício seguro desde que respeitadas os princípios didáticos e fisiológicos do treinamento. Sendo prescrito inclusive em programas de reabilitação de lesões.
As lesões tão temidas até em tão são muitas vezes resultantes do excesso de carga, excesso de treinamento não respeitando o repouso adequado entre treinos e sua variabilidade e a técnica incorreta durante a execução do exercício. Ao contrário do que se imaginava que eram em função simplesmente do exercício.
O agachamento é tido como um dos exercícios básicos da musculação, de execução multiarticular.
Na essência, o agachamento reproduz o movimente de abaixar e levantar utilizando apenas a força das pernas.

Desde a infância passamos muito tempo agachados. Com o passar do tempo perdemos naturalmente a flexibilidade dificultando esta posição.
Dessa forma necessitamos de um processo didático dentro do treinamento para que possamos executar o agachamento de forma segura e proveitosa. Como exemplo de progressão didática poderíamos citar:
1º Mês: ênfase em fortalecimento isolado dos músculos envolvidos no agachamento e iniciação com o agachamento na Bola Suíça sem sobrecarga.
2º Mês: agachamento com auxilio do banco reto sem sobrecarga (1ª quinzena do mês) e agachamento livre sem sobrecarga (2ª quinzena). Ainda poderia ser utilizada superfície instável como o Bosu.
3º Mês: iniciar o processo de adaptação do agachamento com a barra nas costas ainda que sem sobrecarga.

Esta progressão é apenas um exemplo e não uma verdade única e exclusiva. O ideal é que o profissional adapte da melhor maneira possível o progresso do treino de seu cliente.
Lembrando sempre que não existe exercícios proibidos e sim pessoas proibidas mesmo que temporariamente de fazerem algum exercício. E mais do que nunca, eficiência e segurança na prescrição de exercícios caminham juntas levando ao melhor alcance das metas de nossos clientes.
Como dica de leitura recomendo o livro Manual de Técnicas de Exercício para Treinamento de Força: Checklists com o Passo a Passo de 57 Exercícios da editora Artmed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário