terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Exercício e Diabetes

Exercício Físico e o seu papel no Diabetes

O diabetes trata-se de um tipo de doença metabólica caracterizada pela hiperglicemia (quantidades altas e mantidas de açúcar na corrente sanguínea). Decorrentes do diabetes estão relacionadas doenças como insuficiência renal, cegueira, doenças cardiovasculares, neuropatias ocasionando ainda por vezes a amputação de membros. É uma doença que encontra como fator de risco, além de outros, o sedentarismo. Portanto tanto na prevenção e no tratamento o exercício físico encontra muito respaldo.
O Ministério da Saúde salienta que “a prática regular de atividade física é indicada a todos os pacientes com diabetes, pois, melhora o controle metabólico, reduz a necessidade de hipoglicemiantes, ajuda a promover o emagrecimento nos pacientes obesos, diminui os riscos de doença cardiovascular e melhora a qualidade de vida. Assim, a promoção da atividade física é considerada prioritária”. Lembrando que a prescrição dos exercícios deve ser de forma individualizada sempre que possível.
Na essência a prescrição de exercícios para diabéticos segue o mesmo protocolo que o usado para pessoas saudáveis. Entretanto deve resguardar-se alguns cuidados.
Exercícios aeróbicos como caminhada, ciclismo, natação devem se a base do programa de exercícios para esta população. Devido ao fato de muitos desses indivíduos serem extremamente sedentários, a intensidade inicial poderá ser mais baixa que o indicado para a população em geral, bem como a duração menor.
Os exercícios de resistência podem ser acrescentados na rotina de pessoas melhores condicionadas devendo ser encorajada a sua prática em três dias alternados da semana. O programa deve objetivar uma progressão até que sejam realizadas de 8 a 10 repetições para os principais grupos musculares.
Um cuidado especial deve ser dado aos pés do diabético. Informações de conscientização sobre o uso de meias e calçados confortáveis e de preferência sem costuras devem fazer parte da didática do programa de exercícios. Bem como, a verificação criteriosa de possíveis calosidades, rachaduras ou pequenos cortes entre os dedos. Em caso de pessoas com perda de sensibilidade nos pés, a prática de caminhada ou corrida deve ser trocada se possível pelo ciclismo ou natação.
Outro cuidado a ser tomado durante os exercícios é a manobra de Valsalva, devido ao aumento da pressão arterial que pode vir a complicar casos de retinopatia desconhecidos.
No caso de diabético do tipo 1 outras recomendações se fazem importante.
O profissional responsável pelo treinamento deverá sempre perguntar em que local o paciente aplicou insulina pela última vez e de posse desta informação deverá evitar sobrecarregar aquela região durante a sessão evitando assim afetar a velocidade de absorção da mesma.
O controle da glicemia deve ser realizado no início da sessão evitando-se inicia-la com valores abaixo de 100 mg/dL ou superior a 250 mg/dL. O exercício também deverá ser evitado no momento de pico de ação da insulina sendo muitas vezes necessária a sua diminuição antes do exercício.
É de muita valia ainda que o diabético conheça os sinais de hipoglicemia e que de preferência tenha a disposição um alimento fonte de carboidratos.
Outro fator importante que o profissional deve considerar é a questão da prescrição de exercícios vigorosos. E quando houver, que este seja realizado com duração inferior a 60 minutos.
O treinamento para diabéticos deve ser tão motivante e estimulante quanto o treinamento de pessoas saudáveis, pois muitas vezes o que observa-se é um exagero na conduta dos profissionais do exercício o que desencoraja o indivíduo a aderir ao programa de exercícios.
Na essência devemos adotar os cuidados apresentado anteriormente e fazer da sessão de exercício um momento de diversão e socialização.
Para Maiores informações recomendo o capítulo sobre diabetes e exercício do livro Atividade Física Adaptada a Saúde – da teoria à prática, do Professor Luzimar Teixeira. Editora Phorte.

2 comentários:

  1. excelentes dicas!!! Tmb tenho um blog sobre saude, meio abandonado, mas espero colocar-lo na ativa logo logo! Boa sorte colega!

    ResponderExcluir