terça-feira, 3 de janeiro de 2012

TENDÊNCIAS NO FITNESS EM 2012

Algumas publicações já trataram de expor as tendências no fitness para 2012 como a do American College of Sports Medicine (ACSM), e aqui no Brasil a Revista Negócios e Fitness recrutou os principais profissionais do mercado brasileiro para expor suas expectativas para o ano que está por entrar.
Após essas leituras, podemos dizer que o ano de 2012 será simplesmente maravilhoso para os profissionais envolvidos neste segmento.
Seja no âmbito das salas de musculação, ginástica, ciclismo “in door”, pilates ou treinamento funcional teremos um ano de muito trabalho.
O ACSM aponta para a busca de atuar em diferentes mercados. No caso do Brasil onde 97% da população brasileira não segue um programa supervisionado de exercícios; a busca por novos mercados se torna urgente. Programas clínicos, empresarial e comunidade devem se tornar foco para empresas e profissionais do segmento fitness.
Ainda segundo o ACSM a crise financeira que assola o mundo pode afetar a atuação dos Personal Trainers e esta mesma instituição aponta como solução o oferecimento deste serviço para pequenos grupos (de duas a três pessoas por sessão) seguindo uma tendência de “semi – custom” (custo menor para os pagantes, hora/aula maior para o Personal Trainer).
Programas de emagrecimento, crianças e terceira idade, bem como a musculação continuam sendo tendências fortes para 2012, assim como os programas que buscam o condicionamento da região do CORE (abdômen, costas, pélvis, tórax) utilizando técnicas como pilates, treinamento funcional e o treinamento suspenso.
Para os profissionais ligados ao segmento de lutas, o mercado “ferve” em 2012 com a recente aquisição dos direitos de transmissão do UFC por uma conhecida rede de TV. No Brasil esta modalidade estará muito mais exposta, divulgando o trabalho voltado para as lutas em nosso país.
Acreditamos que com a maior consciência das pessoas acerca dos benefícios do treinamento personalizado, o número de estúdios no nosso país deva aumentar; o que gera muito mais oportunidade de trabalho para o profissional voltado ao treinamento personalizado.
Uma tendência extremamente nova para 2012 é o Coaching do Bem-Estar. Esta é uma tendência que incorpora a ciência da mudança de comportamento para promoção da saúde e prevenção de doenças. O treinador do bem-estar, muitas vezes usa uma abordagem semelhante a um personal trainer, fornecendo apoio, orientação e encorajamento. O treinador do bem-estar se concentra nos valores do cliente, necessidades, visão e objetivos. Parece que treinar bem-estar e suas técnicas de princípios de mudança de comportamento estão sendo adotadas não só por personal trainers, mas também por prestadores de cuidados a saúde.
Por último e muito mais importante. Todas as tendências apontam para o aprimoramento do conhecimento, formação, certificação, especialização e atualização constantes. É de suma importância que ao focar uma área de atuação específica, o Profissional de Educação Física se torne um expert. Assim o número de cursos será muito maior em 2012 do que em anos anteriores.
Com base nessas tendências é muito importante que os colegas encerrem o ano com uma reflexão apurada de seu planejamento para o próximo ano e as possibilidades que as mesmas abrem para a sua carreira.
O StudioVip já com base nisso elaborou a sua versão 2012 da Formação VIP Personal Training, que está muito mais prática e extremamente voltada ao nosso mercado.
Um excelente final de ano a todos e que 2012 seja de muita paz alegria e sucesso a todos!

Alvacir Camargo Júnior – CREF 3049-G/SC
Welness Coach

Um comentário:

  1. Excelente! Acho que o seu prognóstico está correto. As pessoas buscarão cada vez mais participar de iniciativas deste tipo!
    Parabéns!

    ResponderExcluir